Você pode ajudar às ações sociais, de entidades reconhecidas em suas cidades, doando até 6% do seu Imposto de Renda (IR) Devido, durante o decorrer de todo o ano, e que será deduzido por ocasião da declaração de ajuste anual do IR, no ano seguinte. A doação será destinada para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e para os Fundos dos Direitos do Idoso, que repassam os recursos para as Entidades e seus Projetos.
No momento da Declaração de Imposto de Renda, no ano seguinte, você continua podendo fazer essa doação, só que agora deve destinar até 3% do Imposto de Renda para um Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% do seu Imposto de Renda devido para um Fundo dos Direitos do Idoso.
Para usar desse benefício fiscal, é necessário que você use o modelo completo da Declaração do Imposto de Renda. A doação aos Fundos é possível, quer você tenha imposto a pagar, quer você tenha imposto a restituir.
Imposto Devido é aquele calculado pelo Programa de Declaração do Imposto de Renda, da Receita Federal, levando em consideração todos os proventos recebidos durante o ano pelo contribuinte e a deduções oficiais que ele tem direito, ou seja, é o Imposto que o contribuinte deve ao Governo durante o ano-calendário (ou ano base). Se o contribuinte pagou durante o ano-calendário mais imposto que seu Imposto Devido, ele deverá ter restituição de Imposto de Renda. Se o contribuinte pagou durante o ano-calendário menos imposto que seu Imposto Devido, ele deverá pagar mais Imposto de Renda.
Observe que entendendo esse conceito de Imposto Devido, todos os contribuintes pagam Imposto de Renda.
Dessa forma, o contribuinte tem a opção de destinar parte desse Imposto Devido para melhoria de vida de crianças, adolescentes e idosos vulneráveis, como dito anteriormente. A sua doação realizada pelo Programa de Declaração do Imposto de Renda, é um processo simples e seguro.
Passo a Passo para doação no momento da Declaração do IR
Válido somente para o período da declaração do IR.
Este procedimento só ocorre no primeiro acesso. Os demais passos ocorrerão cada vez que você desejar fazer uma nova doação.
Isto se faz necessário para que você verifique os dados bancários do Fundo (Banco, Agência, Conta e CNPJ) ao qual a Entidade está associada;
Faça previsão de quanto você pode doar e deposite na conta do Fundo. O pagamento poderá ser realizado via PIX ou transferência bancária para a conta do Fundo. Lembre-se de salvar esse comprovante de depósito da sua doação.
Para isso é necessário fazer o upload (envio) dos comprovantes de depósito na Plataforma.
Após a validação, pelo Fundo, da sua doação, a Plataforma emitirá um recibo para que você possa declará-lo no seu próximo Imposto de Renda.
Lembrando que para essa destinação do Imposto de Renda não sairá dinheiro do seu bolso, os valores arrecadados deixam de ir para a Receita Federal e são redirecionados para os Fundos, que autorizam o repasse desses recursos para projetos sociais pré-aprovados por esses Conselhos.
Essa atitude cidadã vai contribuir com a melhoria de vida de milhares de crianças, adolescentes e idosos que vivem em vulnerabilidade social.